Facebook - RSS Feed for Vítor Figueiredo

terça-feira, 16 de junho de 2009

IRÃO: dois candidatos, o mesmo candidato?














Estará o Ocidente entusiasmado com os protesto no Irão per si ou com a possibilidade um candidato reformista vencer as eleições?

É que o passado de Mousavi não o recomenda particularmente como arauto de um reformismo em camisa de forças e que parece ter um futuro já definido como eternamente aposentado.

Mousavi foi activo politicamente, sim. Há 20 anos. Nos anos 80 estava no coração de um regime que executou dissidentes, fez e manteve reféns americanos durante 400 dias e lançou uma fatwa sobre Rushdie, além de ter participado no Conselho do movimento xiíta Hezbollah.

O homem teve 20 anos para analisar a real-politik iraniana. Será que adoptou o seu pensamento e modus operandi aos tempos alegadamente de "reforma"?

Não parece e muitos analistas dizem mesmo que ele é o candidato do "nada" devido ao seu low-profile e à falta de opiniões convictas sobre a maioria dos assuntos das políticas interna e externa do Irão. Parece que os seus apoiantes decidiram votar primeiro para ver depois. Messiansimo não é exclusivo do Ocidente.

Se calhar, o entusiasmo ocidental é mesmo à volta das manifs e de uma eventual implosão de um Estado repressivo, sem catalizadores externos...

Sem comentários: