Facebook - RSS Feed for Vítor Figueiredo

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Tanta parra...


«In the Western world it is widely held that only positivistic reason and the forms of philosophy based on it are universally valid. Yet the world's profoundly religious cultures see this exclusion of the divine from the universality of reason as an attack on their most profound convictions. A reason which is deaf to the divine and which relegates religion into the realm of subcultures is incapable of entering into the dialogue of cultures.» Bento XVI dixit no seu polémico discurso de Regensburg. Aparentemente era essa transcendência divina - agora defendida por Bento XVI - que o persa, que discutiu com o Imperador bizantino no século XIV, usou como justificação para a guerra santa islâmica. Afinal estão ambos de acordo quanto à não racionalidade das religiões. Apenas diferem na justificação do uso dessa transcendência para determinados fins. E entretanto o Ocidente teve a sua Revolução Francesa e o Islão?
Bento XVI ainda:
«Is the conviction that acting unreasonably contradicts God's nature merely a Greek idea, or is it always and intrinsically true?» Ah, pois...

Capitão-Mor vs Jocivalter


Este avançado da CUF dos anos 70, entretanto Quimigal e agora Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, dava pelo nome de Capitão-Mor. Não sei se envergava a respectiva braçadeira... mas lá que tinha um nome de respeito... faltam nomes destes no actual futebol português. Agora é só Ibsons, Douglas's, Danilos, Gelsons, Wegnos, Aniltons, Mércios, Jocivalters, Cleitons, Tarcísios, Wénios, Miltons do Ó, Orestes, Clébers, Solimars, Liedsons, Irineus, Valdomiros, Ivanildos, Adaltos, Janícios...

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Benfica - Sporting???


«Cry havoc and let slip the dogs of war!»
Sacrilégio! Blasfémia!
O Fêquêpê rendeu-se ao vermelho.

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

TPC RIP


Acabaram os trabalhos para casa, vulgo TPC. Para mim e para o Alberto já foi tarde de mais.

Bill Bryson ataca de novo


O mais delicioso escritor de viagens da actualidade tem uma nova edição portuguesa: «Notas sobre um país grande». Trata-se de uma compilação de 78 crónicas que Bryson publicou semanalmente na revista inglesa «Mail on Sunday's Night & Day», entre 1996 e 1998. As crónicas debruçam-se sobre as particularidades dos Estados Unidos da América - seu país natal - e foram escritas na sua casa de Hanover, New Hampshire, USA, para onde Bryson se mudou depois de 20 anos a viver e a escrever, entre viagens, numa rústica aldeia britânica da Yorkshire profunda.

«...três coisas que uma pessoa ao longo da vida nunca consguirá fazer. Não podemos ganhar à companhia de telefones, não podemos fazer com que um empregado de mesa nos veja até que ele esteja preparado para nos ver e não podemos regressar à terra natal».

Para Bryson, os panfletos que a National Rifle Association coloca nas caixas do correio dos cidadãos americanos prefiguram o lema «Armar-Criancinhas-Que-Começam-A-Andar».

Uma regra da FAA obriga qualquer passageiro a mostrar um documento com fotografia antes de entrar num avião. A única fotografia de que Bryson dispunha, em certa viagem, era a publicada na contracapa de um livro seu. Resposta do agente de autoridade: «Isto não está na nossa lista de imagens cognitivas visualmente admissíveis». Resposta de Bryson: «Tenho a certeza que não, mas não deixo de ser eu. Não podia ser mais eu. Estará a sugerir que imprimi este livro de propósito para poder esgueirar-me num avião para Buffalo?».

«Quando chega aos 18 anos, o jovem americano médio já viu, de olhos arregalados, nada menos do que 350 ooo anúncios de televisão».

«Comprámos há pouco um ferro de engomar que, entre outras coisas nos adverte para não o usar com materiais explosivos. Ainda nesta linha de pensamento, li há umas semanas que há companhias de software que estão a considerar reescrever a instrução: "Carregue numa tecla qualquer para continuar" porque receberam muitas chamadas de pessoas que não conseguem encontrar a tecla "qualquer"».



quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Cantinho do Trolha


As bananas contêm potássio que, como se sabe, evita as cãimbras.

A Bela e o Monstro




Meias finais do US Open 2006: Maria Sharapova e Amélie Mauresmo. Barbie vs Miss L.

Os ex-punks também choram

terça-feira, 5 de setembro de 2006

A minha pilinha é maior do que a tua!


Diz o Presidente da Federação ao Secretário de Estado:
«A minha FIFA é maior que a tua União Europeia. A UE tem 25 países e a FIFA tem 207».
No comments!

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Rosetta Project



A Pedra da Roseta, uma lage de granito com o mesmo texto escrito em grego, demótico e escrita hieroglífica e que permitiu a decifração desta última, inspirou o Rosetta Project. Esta é uma biblioteca virtual com arquivos de cerca de 2.500 línguas de todo o mundo, muitas delas em vias de extinção. Aliás, prevê-se o desaparecimento de entre 50 a 90% das línguas do Mundo, nos próximos cem anos.

Só da Índia, o Rosetta Project tem registadas as seguintes línguas:


A'tong A-pucikwar Abujmaria Ahom Aka-bea
Aka-kol Aka-kora Akar-bale Apatani Armenian
Assamese Asuri Awadhi Balochi, Eastern Balti
Bengali Bhili Bhojpuri Bodo Bondo Brokskat
Burushaski Chaudangsi Chhattisgarhi Chin, Bawm
Chin, Falam Chin, Haka Chin, Mara Chin, Paite
Chin, Tedim Chin, Thado Darmiya Deori
Dogri-kangri English Farsi, Western Gadaba, Ollar, Pottangi Gahri Garhwali Garo Geman Deng Gondi, Northern Gondi, Southern Gujarati
Gurung, Western Haryanvi Hindi Hmar Ho Jangshung Jarawa - India Juang Kanashi Kannada
Kashmiri Khaling Kharia Khasi Kinnauri Kinnauri, Bhoti Kinnauri, Chitkuli Koireng Kok Borok
Kolami, Northwestern Kom-India Konkani Koraga, Korra Koraga, Mudu Koya Kulung Kumauni
Kurux Kuvi Ladakhi Lalung Lepcha Limbu Lisu Lodhi Luoba, Boga'er uoba, Yidu Lushai Magahi
Magar, Eastern Maithili Malayalam Maldivian Marathi Marwari Meitei Miju Mikir Miri Moinba
Mru Mundari Naga, Angami Naga, Ao Naga, Chang Naga, Chokri Naga, Khezha Naga, Khoirao
Naga, Konyak Naga, Lotha Naga, Mao Naga, Maram Naga, Maring Naga, Meluri Naga, Moyon
Naga, Mzieme Naga, Nocte Naga, Ntenyi Naga, Rengma Naga, Rongmei Naga, Sangtam Naga, Sumi Naga, Tangkhul Naga, Tase Naga, Zeme Nepali Newari Nicobarese, Car Nicobarese, Central Nicobarese, Southern Nihali Nisi Oko-juwoi Oriya Pali Panjabi, Eastern Panjabi, Western Pashto, Northern Pattani Portuguese Purik Rabha Rawang Rawat Russian Sanskrit Santali Saraiki Sentinel Sherdukpen Sherpa Shina Sindhi Sora Stod Bhoti Sulung Tamang, Eastern
Tamil Telugu Thangmi Thulung Tibetan Tinani Tshangla Tulu Urdu Uyghur Vaiphei Zo Önge.

UFA!

Explorações Urbanas II


Outro must da exploração urbana. Um site holandês com muitas infiltrações na Holanda e na Bélgica que penetrou em minas, fábricas, hospitais, zonas militares, residenciais, de lazer etc.

Urbex.

Bernd e Hilla Becher

Masters of Fine Art Photography

domingo, 3 de setembro de 2006

Piano Man


A aldrabice do ano e, agora, o silêncio...

Explorações Urbanas



Um must no que toca a explorações urbanas, este belga piloto de linha aérea que entrou e fotografou locais extraodinários.

Abandoned Places.

sábado, 2 de setembro de 2006

Móveis da base lunar Alfa - Espaço 1999











Cadeira «Rodica», designer : Mario Brunu, 1968. Fabricado por: Comfort (Itália)
Ainda em produção.

No site Sorellarium 13, secção Space 1999 - Alphan Furniture encontram esta e outras peças usadas nos cenários da série. A maior parte delas, cadeiras, candeeiros, mesas, estantes, etc, já não está em produção. A maior parte é de design italiano. Talvez a co-produção da RAI tivesse influenciado a escolha dos designers ou simplesmente se tivesse concluído que os ingleses não sabem desenhar mobília, muito menos a mobília do futuro.